sábado, 24 de agosto de 2013

Chá e aconchego



`
Óleo sobre tela - Albert Lynch
 
 
A hora do chá é sempre um instante de comunhão. Sozinha em um encontro comigo mesma ou acompanhada por amigos na mesma sintonia, essa pausa de tranquilidade e harmonia sempre me foi necessária e muito bem aproveitada. Durante anos fui quase uma dependente dos chás e infusões da Twinings, principalmente do meu preferido, o blend Earl Grey, um dos mais clássicos. Muitos momentos aparentemente inócuos em minha vida tornaram-se lembranças verdadeiramente inesquecíveis graças a  esta participação especial.
Há algum tempo, passei a me interessar pela história e cultura do chá. Existem excelentes fontes de informação por aí, inclusive ótima literatura especializada.
Muito me tem enriquecido o blog Chá, Arte e Vida! da já tão querida Yuri Hayashi, uma apreciadora com conhecimento quase de berço. Suas dicas de boas e confiáveis marcas, comentários sobre as variedades e características desta bebida tão antiga e tão valorizada e suas pesquisas com a Camellia sinensis - a planta do chá - são muito interessantes e atiçam a curiosidade de quem quer saber mais sobre o assunto. Além disso, sua sensibilidade e bom astral (e de seu marido Cláudio Brisighello ) tem me cativado. É sempre um prazer descobrir pessoas que fazem, em minha opinião, as melhores e mais saudáveis escolhas de vida.
É deles esta combinação muito charmosa: o saboroso chá preto e a poderosa e aromática lavanda com um toque cítrico numa “versão brasileira” do Earl Grey.
 
 
 
 
 - Em 500 ml de água, adicione duas cabeças inteiras de lavanda fresca (se for seca, coloque metade da quantidade) juntamente com duas lascas pequenas da casca do limão rosa. Quando ferver, retire do fogo e adicione uma colher de chá preto cheia. Após 3 minutos, coe o líquido e sirva.
 Como nessa época do ano, por falta de sol, o meu vaso de lavanda está sem flores, usei meia colher de sopa da lavanda seca debulhada (encontrada em lojas de produtos naturais).
Delicioso, perfumado e inusitado!
Receita original, aqui.
 
 “Então, bebamos uma xícara de chá. Assim como Kazuko Okakura, autor do “Livro do Chá”, que se consternava com a revolta das tribos mongóis no séc. XIII, não porque ela causara morte e desolação mas porque destruíra, entre os frutos da cultura Song, o mais precioso deles, a arte do chá, eu sei que não se trata de uma bebida menor. Quando se torna ritual, o chá constitui o cerne da aptidão para ver a grandeza das pequenas coisas. Onde se encontra a beleza? Nas grandes coisas que, como as outras, estão condenadas a morrer, ou nas pequenas que, sem nada pretender, sabem incrustar no instante uma preciosa pedrinha de infinito?
O ritual do chá, essa recondução exata dos mesmos gestos e da mesma degustação, esse acesso a sensações simples, autênticas e requintadas, essa licença dada a cada um, a baixo custo, de se tornar um aristocrata do gosto, porque o chá é a bebida tanto dos ricos como dos pobres, o ritual do chá, portanto, tem essa virtude extraordinária de introduzir no absurdo de nossas vidas uma brecha de harmonia serena. Sim, o universo conspira para a vacuidade, as almas perdidas choram a beleza, a insignificância nos cerca. Então, bebamos uma xícara de chá. Faz-se o silêncio, ouve-se o vento que sopra lá fora, as folhas de outono sussurram e voam, o gato dorme sob uma luz quente. E, em cada gole, se sublima o tempo.”
(Trecho de “A elegância do ouriço” de Muriel Barbery)



 


 
                                     http://nature-and-culture.tumblr.com
 
 

 

Por Aline Andra
 
 
 

3 comentários:

  1. Vc. sabe que adoro chá ....
    Quando vc. terá um tempo para vir "saborear " um comigo ?????? Namastê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha amiga!
      Este dia chegará e vai ser um enorme prazer compartilhar este momento especial com você...
      Namastê!

      Excluir
  2. Querida Aline!
    Muito obrigada pelas palavras tão carinhosas! Fico realmente feliz em lhe ajudar no caminho do chá, ainda mais por ser uma pessoa tão dedicada e atenciosa. Ainda tomaremos um Earl Grey juntas e comentaremos sobre as coisas da vida.
    Muito obrigada pelas menções aos nossos blogs!
    Grande beijo!
    Yuri

    ResponderExcluir